Conheça o glossário do motion designer!

Palavras e expressões usadas no nosso dia a dia profissional. Confira!

Professor Yogo aqui! 🐙


Toda profissão tem seu próprio vocabulário. São palavras ou expressões que designam ferramentas, estilos, funções entre outras coisas ligadas à determinada atividade. No Motion Design, este vocabulário é rico e extenso, podendo confundir, principalmente, quem está entrando neste mundo das animações. Também pode causar dificuldade para os clientes na hora de solicitar um novo projeto.


Para facilitar para todo mundo, eu trouxe algumas das principais expressões utilizadas nesta nossa “linguagem própria”. Confira!



Glossário do motion designer


After Effects: software de animação/manipulação de vídeo da empresa Adobe. Com ele, você pode fazer desde textos deslizando na tela até helicópteros sendo destruídos por meteoritos em chamas vindo do espaço.


Alpha: é um canal “extra” (além dos canais de vermelho, verde e azul) nas imagens digitais que representam transparência. Isso significa que uma imagem com canal alpha pode ter partes onde o que houver atrás dela fica aparente. Os formatos mais comuns que suportam essa camada são GIF e PNG.


Blur: efeito de desfoque. Existem diversos tipos diferentes de desfoque, como o desfoque gaussiano (gaussian blur) ou o desfoque de movimento (motion blur).


Briefing: é um documento usado como guia de um projeto de design. Nele, são especificados pontos básicos sobre o projeto, otimizando o tempo e reduzindo a chance de erros e refações.


Código hexadecimal: é o código da cor para os padrões web, escrito com o sinal de sustenido (#) seguido de seis dígitos.


Cropar: verbo neológico baseado na ferramenta “crop”, presente na maioria dos softwares gráficos. Essa ferramenta serve para recortar um pedaço específico de uma imagem, onde perde-se toda informação fora da seleção dessa ferramenta. Sendo assim, cropar nada mais é do que “cortar uma imagem”.


Drop shadow: efeito visual que simula um sombreado automatizado pela maioria dos softwares gráficos. Ele funciona de forma simples, apenas duplicando a forma original com um deslocamento (que pode ser configurado) e um efeito de desfoque para dar a impressão de sombreamento.


Extensão (de arquivo): tipo de arquivo. Geralmente, é representado por uma sigla que vem logo depois do nome do arquivo.


Flat design: é um design mais simplista que utiliza formas com cores chapadas, sem sombreamentos e degradês.


Frame: a tradução literal do inglês é “moldura”, mas em design existe outro significado. Quando trabalhamos com vídeos/animações, o que vemos é uma grande quantidade de imagens em sequência com pequenas variações entre elas, dando a sensação de movimento. Cada uma dessas imagens é chamada de frame. Assim sendo, frame é a menor parte de um vídeo/animação.


FPS: sigla que significa “frame per second” (frame por segundo) é a propriedade de um vídeo/animação que determina a quantidade de imagens que vão variar a cada segundo de um vídeo/animação. Essa propriedade também pode ser chamada de “frame rate”.


Gradiente: é quando temos a transição gradativa e suave entre cores. Degradê.


Largura X: é a largura de um objeto, texto ou documento.


Altura Y: é a medida que representa a altura (eixo X) de um elemento gráfico (imagem, fonte, objeto, etc.). Pode ser dado em diversas unidades de medidas, como centímetros, milímetros, polegadas, pixels, etc.


Layer: em português, significa camada. Layers possibilitam aos designers trabalhar com imagens sobrepostas, facilitando na edição e manipulação de imagens. A grande maioria de softwares gráficos tem suporte para layers.



Já aproveita e salva este link para não esquecer mais! E se pretende ser um motion designer de sucesso, conheça mais sobre nossos cursos. Arraste para baixo ou Clique aqui e conheça o Lab Yogo Motion 2.0, um curso de After Effects TOTALMENTE focado em Motion design.


Aqui, você sai bem preparado para atender todas as demandas do mercado de trabalho!

Aprenda do zero as técnicas mais vendidas no mercado de motion graphics, e descubra como vender para clientes globais. 

Assista o vídeo e descubra como!