Como desenvolver sua criatividade com quatro dicas

Confira algumas sugestões para quando bater o temido bloqueio criativo nas suas animações.

Professor Yogo aqui! 🦒


Um dos momentos de maior tensão para nós, motions designers, é o temido bloqueio criativo. E não é para menos, já que os nossos projetos dependem da criatividade para acontecer e as nossas animações estão lá, esperando para serem entregues. Quando isso ocorre, não adianta se desesperar. O melhor a fazer é dar um tempo para a mente e se desligar do trabalho por alguns minutos.


Há algumas técnicas e práticas que podem nos ajudar a destravar nossos pensamentos, aumentando a nossa capacidade criativa e facilitando nosso trabalho. Veja, abaixo, algumas das minhas sugestões para que você possa explorar sua criatividade ao máximo.



Abra a mente para novas experiências


Quanto mais experiências tivermos em todas as nossas áreas da nossa vida, mais conhecimento e mais noção de mundo teremos. Por que não fazer aquele curso de culinária que você tanto deseja? Ou então por que não ler a respeito de planetas e de todo o universo em si? E que tal aprender sobre o cultivo de plantas domésticas? E Yoga, já fez?


Não importa o assunto, aqui, o importante é expandir sua visão de mundo, sair fora da caixa e não focar somente naquilo que você tem afinidade - sair da zona de conforto, em resumo!


O mundo acontece de diferentes formas e conhecê-las pode ser um grande gatilho para a sua criatividade.


Combine referências do Pinterest


Um exercício que eu faço bastante é buscar duas referências de ilustrações no Pinterest. Após escolher as minhas duas preferidas, de artistas e estilos diferentes, eu tento combiná-las para criar uma nova peça. É um ótimo exercício para explorar a criatividade.


Sempre faça anotações


Você já teve aquela ideia sensacional enquanto tomava banho, deixou para anotar mais tarde e esqueceu completamente depois de um certo tempo? É bem comum acontecer. Por isso, a dica é sempre anotar suas ideias, até sonhos, inclusive. Uma sugestão bem simples e tecnológica: crie um grupo com você e mais algum amigo no WhatsApp, remova a pessoa e deixe o grupo exclusivamente para suas próprias anotações. Você, inclusive, pode mandar áudios para si mesmo o que facilita bastante na correria do dia a dia.


Volte à sua infância


Crianças são criativas por natureza e sabe por quê? Porque elas não têm medo de errar, de parecerem ridículas com suas ideias. Elas tentam, erram, aprendem, tentam mais uma vez, são curiosas... Quem nunca desenhou um céu azul, com nuvens brancas e um sol redondo e amarelado?


Ao longo do nosso crescimento, vamos criando barreiras, temos medo do erro e do ridículo, queremos sistematizar e ter controle sobre tudo. Aos poucos, nossas ideias vão ficando no limbo. Então, tente resgatar essa mentalidade da sua infância e deixe seus pensamentos livres para voar.



Quer mais uma dica final? Arraste para baixo ou Clique aqui e conheça o Lab Yogo Motion 2.0, um curso de After Effects TOTALMENTE focado em Motion design.

Aprenda do zero as técnicas mais vendidas no mercado de motion graphics, e descubra como vender para clientes globais. 

Assista o vídeo e descubra como!